terça-feira, 29 de maio de 2012

Fancy Color Diamonds


Diamantes e suas Cores.

Pode parecer difícil de acreditar mas um diamante de apenas 0,95 quilates (menos de 1 quilate) atingiu, num leilão em Nova York, a soma de US$ 926.000,00 por quilate! Por que tanto? Ele tem uma das cores mais raras do mundo para um diamante. Sua cor foi classificada pelo GIA - Gemological Institute of America - como: "Fancy purplish-red" que seria algo como: "Vermelho-púrpuro fantasia". 

(Fancy purplish-red)

(Fancy purplish-red)

É seguro dizer que se uma outra pedra como essa fosse encontrada nos 90 milhões de quilates produzidos naquele ano seria um milagre! Se essa pequena pedra fosse um rubi ela jamais atingiria nem uma fração desse preço, não importando quão raro ou importante fosse. 
                                                                 (Fancy purplish-red Leibish co.)

Esses diamantes especiais são chamados de "Fancy color diamonds" e dependendo de sua raridade de ocorrência atingem preços exorbitantes, como o caso descrito acima. Eles aparecem em todas as cores do arco-íris podendo ser: Azul, vermelho, amarelo, marrom, verde, rosa etc.






Os diamantes disponíveis no mercado  são brancos (transparente) ou amarelos (transparente), e quanto mais branco for maior será a sua qualidade. A cor amarela dos diamantes vem de pequenas quantidades de azoto. Uma parte em um milhão de causar uma coloração amarela a aparecer no diamante cor-K. Como regra, quanto mais amarela for a pedra, menor será o seu valor . Há uma boa razão para isso. A pedra amarelada, é menos nítida e brilhante do que uma de cor branca. Uma pedra branca permite que maiores quantidades de luz possam passar pelo seu interior e assim , tornando o diamante muito mais brilhante e valioso.
                                                             (Fancy color diamonds)
(Fancy color diamonds)

(Fancy color diamonds)

 (Fancy color diamonds)

O mais incrível é que até há uns 15 anos atrás ninguém se importava com essas cores diferentes a menos que fossem de um tamanho maior. Essas gemas se mantinham como coleção especial de alguns privilegiados como Harry Winston, famoso dealer de Nova Iorque, era um segredo do comércio muito bem guardado. 

                                                                    (Harry Winston)
                                                                    (Harry Winston)
                                                        (www.harrywinston.com)

Os dealers que ainda não tinham consciência do valor dessas raridades deixavam-nas em cima de suas mesas entre pinças e lupas para serem exibidas de vez em quando a um colega como curiosidade. 
                                                             (Fancy color diamonds)

Hoje, diamantes coloridos são as vedetes das joalherias e dos leilões, são como obras de arte de pintores impressionistas e Fabergé Eggs..                                                                 

                                                                                           (Fabergé Eggs)
                                                               (Fabergé Eggs) 
                             
                                                                  (Fabergé eggs)
                                                               (www.faberge.com)

Yellow Diamonds
Nos diamantes amarelos o elemento químico que determina a cor é o nitrogênio. É importante salientar que diamantes que tenham apenas um leve toque de amarelo não pode ser chamado de "fancy yellow" ou mesmo "yellow", esses diamantes entram em outra categoria.
                                                                      (fancy yellow)
                                                                                            (fancy yellow)

                       
                                                                                       (Fancy Yellow)
                                                                                   (fancy yellow)

Grey Diamonds 
A cor cinza em diamantes é mais uma das quais a origem não está ainda esclarecida, embora hajam evidências de que esteja associada a defeitos relacionados à presença de hidrogênio. Em diamantes ricos neste elemento, a absorção da luz ocorre com igual intensidade em todos os comprimentos de onda do espectro visível, o que resulta em uma coloração acinzentada.
(Grey Diamonds)
(Grey Diamods)
(Grey Diamonds)

(Grey Diamonds)




Brown Diamonds
Os diamantes marrons são da mesma "família" das pedras rosas e vermelhas, pode parecer estranho mas as mesmas características de estrutura que determinam essas cores são encontradas nos diamantes marrons. 


(Fancy Brown)
(Fancy Brown)

O Brasil e a Austrália são os maiores produtores dessa cor de diamantes. Os "brown diamonds" são conhecidos por outros nomes como: Champanhe e Conhaque. É importante não confundir "fancy brown" com o comum e portanto de menor valor, Top Light Brown, Light Brown etc. 
(Light Brown)
 

                                                                     (Light Brown) 
Para ter maior valor tem que ser "Fancy Brown" ou seja tem que ter em sua classificação de cor a palavra "fancy". A propósito, ficam lindas as jóias com diamantes "fancy brown"A mais rara das cores. Em 30 anos de certificações no GIA não há menção de um "diamante puro vermelho"! Aquele de 0,95 ct. vendido em Nova Iorque tinha várias inclusões. O que determina a cor em diamantes vermelhos é a deformação plástica, um capricho da natureza.
(Fancy brown)

                                                           (Fancy Brown)

Pink Diamonds 
Os diamantes chamados "pink" tem como fator determinante de cor também por deformação plástica. Nos últimos três anos a procura por diamantes rosa cresceu vertiginosamente.
(Pink Diamonds)
(Pink Diamonds)


(Pink Diamonds)
Violet (Purple) Diamonds 
Os diamantes violetas procedem quase exclusivamente da jazida de Argyle, na Austrália, e adicionalmente apresentam uma nuança acinzentada. Embora quase nada se saiba a respeito dos mecanismos que originem tal cor em escala atômica, há evidências de que esteja associada à presença do elemento hidrogênio.

(Purple Diamonds)
(Purple Diamonds)
(Purple Diamonds)
(Purple Diamonds)
     


Orange Diamonds  
A cor alaranjada pura, sem qualquer componente modificador é, provavelmente, a mais rara dentre todas as cores em diamantes, até mais que a vermelha ou a verde. A origem desta cor segue sendo um mistério.
(Orange Diamonds)
(Orange Diamonds)
(Orange Diamonds)
(Diamonds Orange)


Blue Diamonds
Nos diamantes de cor azul o fator determinante dessa cor é a presença de boro em sua estrutura. Pode variar do mais claro azul até azul escuro. Alguns são misturados com cinza, o que deprecia o valor da pedra

                                                              (Blue Diamonds)
O diamante Hope é uma pedra preciosa azul, famosa pela sua história atribulada e pela suposta maldição que carrega.É um diamante de grandes dimensões (25.6 x 21.78 x 12 mm), com 45.52 quilates, exposto, atualmente, no Museu de História Natural do Instituto Smithsonian, em Washington, DC. cor azul é uma ilusão óptica, causada pela presença de traços de boro na estrutura cristalina do diamante. O diamante Hope exibe fosforescência vermelha no espectro ultravioleta e é classificado como um diamante do tipo IIb.


                                                               (Hope Diamods)

(Blue Diamonds)

Red Diamonds 
A mais rara das cores. Em 30 anos de certificações no GIA não há menção de um "diamante puro vermelho"! Aquele de 0,95 ct. vendido em Nova Iorque tinha várias inclusões. O que determina a cor em diamantes vermelhos é a deformação plástica, um capricho da natureza.
(Red Diamonds)
(Red Diamonds)

(Red Diamonds)


White Diamonds 
Embora nas práticas comerciais seja comum referir-se equivocadamente a diamantes brancos quando se pretende descrever pedras aproximadamente incolores, esta cor de fato existe neste mineral. Acredita-se que os comprimentos de onda que compõem a luz branca são enviados por diminutas inclusões em todas as direções e em cada uma delas sejam recombinados para dar lugar à luz branca, conferindo ao diamante um aspecto leitoso ou opalescente.

(White  Diamonds)
(White Diamonds)
(White Diamonds)




Green Diamonds 
O mais famoso diamante verde conhecido é o Dresden, que se encontra atualmente em um museu na Alemanha, na cidade do mesmo nome. A gema apresenta forma de gota, pesa 41 ct e seu local de origem é objeto de intensa polêmica, sendo a Índia ou o Brasil a mais provável fonte.

(Diamonds Green)
(Green Diamonds)
(Green Diamonds)
(Green Diamonds)
Black Diamonds 
Nos chamados diamantes negros na verdade não são negros mas sim permeados com fissuras contendo material negro (em sua maioria sulfato) então ficando opacos. Pedras translúcidas ou semitransparentes são raras.
(Black Diamonds)
(Black Diamonds)
(Black Diamonds)
(Black Diamonds)
(Black Diamonds)










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...