quinta-feira, 17 de maio de 2012

Na hora de comprar DIAMANTE

Saiba sobre as qualidades que contribuem para a beleza dos diamantes para que possa fazer a escolha certa de um diamante na sua total qualidade.

Seja por estar comprando aquele presente para uma pessoa especial, seja para saber se o diamante que possui é real, a verdade é que a proliferação de imitações e falsificações vendidas como diamantes reais é preocupante.

                                 

A melhor opção é levar o diamante para ser avaliado por um joalheiro de confiança, que pode testar o diamante sem danificá-lo, mas isto vai lhe custar dinheiro e pode não ser uma opção ao comprar em lojas. Aprenda agora como fazer isto por conta própria e aumente as suas chances de detectar uma fraude.
                      

Você tem direito a um  certificado

Veja se ele é de uma autoridade neutra para classificação de diamantes (ex: Emological Institute of America, Jewellers Association of Australia) ou de um avaliador independente que seja afiliado a uma sociedade profissional (como a American Society of Appraisers). Isto é especialmente importante se estiver comprando um diamante sem vê-lo, como.
                                     



Olhe através dele

Diamantes lapidados de maneira correta têm um alto Índice de Refração (eles desviam fortemente a luz que passa por eles). 

                                
Vidro e quartzo têm um índice de refração menor - ou seja, brilham menos, pois eles desviam menos a luz, mesmo quando são lapidados corretamente.
                                                      
Se o diamante não estiver montado na jóia, vire-o com a ponta para cima e coloque-o sobre um jornal. Se conseguir ler as letras pela pedra, ou mesmo ver manchas negras distorcidas, provavelmente não é um diamante.
                        
Se a pedra tiver qualquer sinal de refração dividida, pode ser Moissanite (carboneto de silício), um cristal que é tão similar ao diamante que até joalheiros experientes têm dificuldade de distinguir.Se o diamante estiver montado, você não deve conseguir ver o fundo olhando diretamente de cima.
                              
Observe as reflexões

Diamantes reais têm reflexos que se manifestam em vários tons de cinza. Se as reflexões tiverem o padrão de cores de um arco-íris, provavelmente é um diamante falso ou de baixa qualidade.
                          
Olhe de lado

A maioria das imitações de diamantes são feitas para brilhar ao olhar de cima, mas veja se ele brilha e reflete luz de lado. Diamantes reais refletem em todas as direções; os falsos tendem a ser menos luminosos ao serem vistos de lado.

                                      
Embace-o

Ponha a pedra perto da boca e exale nela. Se ela permanecer embaçada por 2-4 segundos, com certeza não é real. Diamantes verdadeiros secam antes que você consiga olhar para eles. Tome cuidado - alguns joalheiros encapam diamantes reais com zircônio cúbico, fazendo-os ficar claros.

                                         
Pese as pedras

O zircônio cúbico pesa aproximadamente 55% a mais que diamantes da mesma forma e tamanho. Use uma balança de quilates ou gramas para comparar a pedra em questão com um diamante verdadeiro.

                                             
                                

Verifique o encaixe e a montagem

Diamantes verdadeiros nunca serão montados em metais baratos. As marcas dentro do encaixe irão indicar se o metal é ouro ou platina real (10K, 14K, 18K, 585, 750, 900, 950, PT, Plat), o que é um bom sinal; já um "C.Z." mostrará que a pedra central não é um diamante verdadeiro.
                                   

Ponha a pedra sob luz ultravioleta

Muitos (mas não todos) diamantes brilham em uma cor azul sob luz ultravioleta ou negra; a presença de um azul de tom entre médio e forte confirma que ele é verdadeiro.

                                      

A ausência do azul não significa que ele é falso; pode simplesmente ser um diamante de melhor qualidade.Se você enxergar um tom bem leve de verde, amarelo ou cinza fluorescente sob a luz ultravioleta, pode ser Moissanite.
                                     

Esfregue o diamante em uma lixa de corundum (ou coríndon). 

Se ele arranhar ou quebrar, não é um diamante real (os diamantes são mais duros que a safira ou o rubi, que são feitos do mesmo material que o coríndon). Mas tome cuidado, pois algumas lixas contém diamantes e podem estragar um diamante real.

                            
Se levar a pedra a um avaliador independente, você vai ter que pagar uma boa quantia. Tome cuidado para que a pedra nunca saia da sua vista.Diamantes arranham o vidro, mas muitas das outras imitações também; o vidro é um material bem mole.
                               
Olhos abertos

Alguns diamantes são criados em laboratório ou são sintéticos, mas ainda assim são verdadeiros. Eles custam uma fração do diamante minerado, mas têm a mesma (em sua maior parte) composição química que os diamantes naturais. 

                             

A diferença entre um diamante minerado e um sintético vai além do tema deste artigo, devendo ser feita por um profissional.Não há como ter 100% de certeza de que um diamante é verdadeiro, a não ser com um cerfificado. Se comprar um objeto penhorado ou algo em um mercado, estará sempre correndo riscos.

                                  

4 C’s do Diamante


Os diamantes são apreciados pelo seu brilho, elegância e pureza, e têm cativado
 a nossa imaginação desde os tempos mais antigos. Saiba mais sobre as
 qualidades que contribuem para a beleza dos diamantes para que possa fazer
 a escolha certa de um diamante na sua total qualidade.


Os diamantes são classificados por quatro características,

 designadas por 4 C’s:


Corte (lapidação do diamante)

  

Carat   (Peso)  


Claridade (pureza do diamante)




  • FL, IF - Internally Flawless -Internamente puro (e externamente, também) É a classificação mais alta dada a uma pedra.
  • VVS1-2 - Very Very Slightly Included (Inclusões muito, muito leves)
  • VSI1 Very Slightly Included (Inclusões muito leves)
  • SI1-2 - Slightly Included (Inclusões leves)
  • I1 - Uma inclusão I1 pode ser vista a olho nu, mas ainda é agradável aos olhos. A inclusão não é grande o suficiente para tirar o brilho da pedra.
  • I2 - Uma inclusão I2 pode abranger uma porção substancial da pedra podendo ser facilmente vista a olho nu.
  • I3 - Uma inclusão I3 está muito próxima de ser considerada uma pedra de “rejeição” isso significa que uma porção tão grande da pedra tem defeito que ela perde todo seu brilho ficando apagada, perdendo toda “vida”.
  • Qualquer pedra abaixo de I3 seria considerada para uso industrial do diamante.



Cor do diamante



Em geral essas características vão determinar o valor de um diamante. 
O brilho de um diamante depende principalmente da sua lapidação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...