terça-feira, 15 de maio de 2012

Leilão de Lily Safra



  Jóias da coleção de Lily Safra foi abatido ontem, em Genebra, para um total de US $ 37.9 milhões  , sold out




Nós vamos em um táxi preto, táxis grandes e curvas típicas de Londres, na direção de St. James, o coração da cidade que abriga a histórica casa de leilões Christie. 
                             (Lote  4 - Colar Cartier em diamantes e esmeraldas, 1906. Base de licitação: €460.000)


Na tela não é de obras de arte contemporânea que normalmente carregam, mas aqui outra forma de arte que se desenvolve um colecionador tão tenaz.
O processo é artesanal fascinante torna-se arte e colecionáveis ​​que gera cultura e esperança. O valor total do leilão irá, de fato, para financiar projectos de vinte instituições de caridade escolhidas por Lily Safra Fundação mais de doze excepcional outro dado os resultados de ontem à noite com 100% dos lotes vendidos.
lote 29 - Par de soberbos brincos com dois diamantes talhe pera de 19.43ct e 19.16ct (D, VS1 potencial, t. IIa) e (D, VVS2, potencial, t. IIa). B.L. € 2.700.000.


Quase todas as peças poderiam entrar em qualquer compêndio sobre a história da mais alta joalharia desde o séc. XIX até hoje e na verdade muitas delas já deles constam, como uma das peças maiores da Jar (lote 21) ou ainda a parure de peridotos (lote 60) capa de um dos mais relevantes livros publicados nos últimos anos sobre o assunto, o célebre "Understanding Jewellery". 
                                          (Lote 3 - Colar de diamantes, Cartier, 1911. Base de licitação: € 310.000)


Um evento que marca uma época, reafirmando a jóia como uma forma de arte, uma coleção que inclui numero  por um período de mais de cem anos, portadora de história e histórias. 

                                                  
Belle Epoque: anos de roupa das mulheres dos decotes impressionantes e importantes, cobertos por colares longos. Encontre um em condições tão boas é difícil, mas "Eglatine" Rosa Canina por Cartier é uma jóia perfeita de diamantes salpicados com esmeraldas.
(Lotes 66, 10 e 53 - Anel com soberbo rubi de 32.08ct, € 2.400.000. Anel com diamante talhe esmeralda de 34.05ct (D, VVS1), € 2.800.000. Anel com safira de 31.21ct, € 350.00.)

Do ponto de vista puramente técnico da singularidade desta coleção reside na presença de três pedras puras, três anéis: um rubi e safira da Birmânia montantes, respectivamente, Chaumet e Boucheron, e, potencialmente, uma diamantes D Flawless, ou seja, tendendo para o branco puro, tudo mais de 30 quilates.       
                        

Lote 68 - Conjunto de 12 alfinetes e um par de brincos em diamantes em forma de folhas de parra, ca. 1850-1875, atribuídos a Chaumet. Originalmente parte de uma parure comtínua. B.L. € 160.000.

Quando Edmund Safra comprou os maiores rubi da condessa de Boisrouvray leilão dos 80 , marcou um recorde, então como agora, foi vendido por 6,7 milhões de dólares. Visto através dos olhos do coração de cada coleta de sucesso reflete a alma de quem é o motor, neste caso, a paixão de um casal.
Edmund e Lily Safra, filantropo de origem brasileira e libanesa, que tem dividido suas vidas entre Genebra, Nova York e da Riviera até sua morte trágica e misteriosa em um incêndio por ele que aprisionou seu guarda-costas.
                                                   

Uma colaboração bem-sucedida onde Edmun Safra comprou as melhores pedras, evocando os lendários minas de Golconda, na Índia, d transparência igual  a água, Lily Safra tem colaborado com o mais brilhante  criadores: Jar.
                                                      
Em Londres, meu amigo gira suavemente em suas mãos um broche grande de rubi em forma de Camelia artista francês famoso por suas jóias pavé, cujas criações Nas últimas décadas fizeram história. 
Lote 34 - Anel formado por uma grande esmeralda esculpida com reforço central em ouro, partido e reparado. Base de Licitação. € 12.000
Obras envolta em mistério, protegidos pela natureza confidencial de Jar, cuja loja em Nova York é um lugar conhecido por poucos.
Objetos de culto geralmente vendidos por um preço maior do que compra na joalheiria  jóias de Jar foi coletado em uma exposição na Somerset House, em Londres, em 2002. 



Lote 57 - Lote composto por 5 colares "serpente" de meados do séc. XIX. Ouro, turquesas, diamantes, rubis e pérolas. B.L. € 120.000

 Na parte de trás do catálogo foi retratado o broche turmalina $  1.2 milhões  de descontos, um pedaço da história do design com uma flor dupla, "estrangula" uma gota de diamante.

Lote 21 - Soberbo alfinete de peito Jar, 1982. Turmalinas e diamante talhe pêra de 37.23ct. Base de licitação: € 390.000.
 Um colecionador apaixonado por sua arte sabe o quão difícil separa-se e isso talvez faça a enorme multidão no final da haste de um pecado venial: aplaudido de pé por Lily Safra.

Lote 64 - Pulseira "serrpente" em diamantes e esmareladas, meados do séc. XIX. B.L. € 77.000.
O fabuloso colar decô da Cartier (lote 4) - comprado em 1981 quando apenas um grupo restrito de colecionadores em todo o mundo estava verdadeiramente interessado em joalharia antiga, mesmo que de qualidade indiscutível - será sem dúvida uma das estrelas da noite e é já apresentado aos media como a  peça mais relevante do leilão a par do outro colar bélle-epoque da Cartier (lote 3), também célebre no mundo dos interessados em joalharia e que prometem ser a prova de que as jóias do ínício do século estão hoje mais na moda que nunca.
Lote 60 - Parte da parure de peridotos da Arquiduquesa Isabel d'Austria (1856-1931), Kochert. Diamantes e peridotos, ca. 1825. B.L. € 77.000. (Sem colar o colar e a tiara vendidos no conjunto em 2001 na Sotheby's) 


Uma inversão do que acontecia há alguns anos e uma quase garantia de lucro simpático sobre os valores pagos há 20 e 30 anos por estas peças. Safra é também célebre por raramente ter prejuízo financeiro em algum negócio e neste caso a regra parece inabalável.


Lily Safra ficou mais famosa ainda em Fevereiro de 2010 quando fez o martelo da Sotheby's bater nos 74 milhões de euros na venda de L'Homme qui Marche I de Giacometti.




Marcando assim um novo recorde para a obra de arte mais cara de sempre vendida em leilão até à data - não sem antes terem sido levantadas muitas dúvidas quando à realidade deste recorde com muita tinta gasta em dissertações sobre taxas de câmbio e impostos - o que exponenciou a já grande visibilidade da bilionária que para uns não passa de uma versão fraca de Cruela de Vil e para outros uma filantropa extraordiária fonte de vários milhões que voam para instituições sociais e culturais com regularidade suficiente para nunca a deixar passar incógnita por demasiado tempo.



























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...